sábado, 10 de julio de 2021
Pedro Alex insere frescor brasileiro na black music em seu disco de estreia, “Vibrações”
Pedro Alex insere frescor brasileiro na black music em seu disco de estreia, “Vibrações”
Pedro Alex é fã de música preta. Tudo o que envolve a “black music” e suas vertentes faz a cabeça deste jovem de 22 anos, nascido e criado em Brasília. Em 09 de julho, seu disco de estreia, Vibrações, chega ao mundo em parceria com a Sony Music.
Ninja do estúdio que é, Pedro Alex estuda os estilos musicais criados em décadas passadas (como MPB, R&B, soul, funk, reggae e afrobeat) e os renova com arranjos modernos e a retórica inerente à sua geração. Ele bota a mão na massa mesmo: além de cantor e compositor, Pedro é multi- instrumentista e toca baixo, piano, bateria, guitarra e violão e produz (ou co- produz) suas músicas.
A faixa título, “Vibrações”, resume os votos do artista neste momento: “Desejos de paz pro mundo todo / Sei que vão chegar / Vibrações que trazem bem pra alma / Sei que vão chegar”. A positividade orienta a música, que conta com feat. do rapper PRS, o Peres.
“Vem Ficar” é um afrobeat moderno, com timbres eletrônicos, que Pedro produziu junto com os parceiros Kevin Ndjana e Iuri Rio Branco (conhecido por produzir nomes como Flora Matos e Jean Tassy). É o refresco pop que o estilo de Fela Kuti merece, tendo como referências os também nigerianos da nova geração Burna Boy e WizKid. Assista ao clipe de “Vem Ficar”, que evoca a liberdade em meio ao cerrado brasileiro.
”Velas Acesas” traz uma atmosfera espacial, numa chamada à um paralelo utópico. Este clipe chegou em formato curta-metragem junto com a faixa "Neoul" - neologismo de "neo soul".
“Calma” (feat. Bell Lins) avisa que “a pressa não leva a nada” e conta com trechos em inglês entoados pela doce voz da cantora. “Fala de uma Vez” dá espaço à melodia do reggae numa timbragem muito interessante.
“Preta” é um R&B com arranjos percussivos que conta com a coprodução de Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts e pai de Pedro Alex. Não à toa, o jovem músico de voz macia nasceu e cresceu cercado de música. Foi do estúdio Zeroneutro, montado no quintal de sua casa em Brasília, que nasceu o disco Vibrações.
Todas as faixas terão conteúdos audiovisuais - os populares visualizers - produzidos por Letícia de Maceno.
Vale lembrar que Pedro Alex também lançou a marca de streetwear Monkey Star, idealizada junto ao amigo e designer Bernardo Vieira. O nome da brand surgiu como uma forma de ressignificar o termo macaco usado pejorativamente contra pessoas pretas, trazendo a nova perspectiva em que o macaco é a estrela, é quem se diferencia e assume o seu lugar de protagonismo e destaque dentro da sua realidade. https://www.monkeystar.co/
Sobre Miss_Cultura
Bienvenid@s a la Web Paseando a Miss Cultura. Web que nació el 15 de mayo de 2009 y que quizás muchos de vosotr@s la seguíais por Soycazadoradesombrasylibros. En el 2016 decidí cambiar el nombre, pero con la misma identidad, cariño y amor a la cultura. En la web estamos la escritora Inés Diaz Arriero y servidora Miss_Cultura o María. Nos guste o no...un libro,película,serie...lo tratamos con todo el respeto y educación. Somos conscientes de que detrás de ese proyecto y trabajo hay mucho esfuerzo, dedicación y tiempo detrás. Larga vida a la Cultura.