U-Roy continua inspirando: a Trojan Jamaica anuncia o lançamento do disco póstumo "Solid Gold U-Roy".



O selo Trojan Jamaica orgulhosamente anuncia o lançamento do disco póstumo do homem que transformou a música jamaicana no final dos anos 60: Solid Gold U-Roy.



Em 17 de fevereiro de 2021, a notícia do falecimento de U-Roy repercutiu mundialmente. Homenagens por sua indiscutível relevância para a música não faltaram na imprensa. Exatamente um ano antes, U-Roy fazia sua última tour no Brasil ao lado de artistas como: BNegão, MiniStereo Público e Russo Passapusso, Digitaldubs e os co-fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna “Sshh” Liguz.


 


No dia 20 de maio, uma nova celebração ao seu legado chega em formato de single e clipe. “Man Next Door” (feat. Santigold) é a primeira pista do disco que será lançado em julho. A música é uma das maiores canções do reggae de todos os tempos e que inclusive transcendeu o estilo e caiu nas graças dos fãs de trip hop, quando foi regravada pelo Massive Attack em 1998. 


 

 

“Man Next Door” foi originalmente escrita por John Holt e lançada em 1968 por seu grupo, The Paragons. Em 1982, U-Roy sampleou a track em “Peace and Love In The Ghetto” do álbum Original DJ.

 

Aliás, a expressão “DJ original” é um bom termo para definir U-Roy. O artista foi pioneiro no que a cultura sound system chama de “toaster”: o cara que atua como DJ enquanto interage verbalmente com a música, fazendo também o papel de MC. Segundo o New York Times, “o precursor do rap”.

 

Junto com ele, nos vocais está a norte-americana Santigold. Cantora, compositora, rapper e produtora musical, ela já passou duas vezes pelo Brasil: em 2012 e 2014. Além dela, a faixa conta com Sly Dunbar (na bateria e percussão) e Robbie Shakespeare (baixo e backing vocals) - da dupla Sly & Robbie – e ainda Zak Starkey (guitarra, arranjos e produção musical) e Sharna “Sshh” Liguz (arranjos, produção musical e backing vocals). O casal é fundador do selo Trojan Jamaica.