the latest

Precursor no rap e na cena sound system, U-Roy volta às plataformas digitais com o single "Stop That Train" (feat. Rygin King)



O terceiro single do disco póstumo do lendário U-Roy é "Stop That Train" e conta com a participação de uma estrela em ascensão na Jamaica: o jovem Rygin King, que descreve seu som como "dancehall trap". 


 


Enquanto Rygin King canta a melodia, o mestre U-Roy faz as vezes de toaster, ou seja, de canto-falar sobre o ritmo da música. A técnica do "toasting" foi criada nos anos 60 e disseminada mundialmente, levando U-Roy ao posto de precursor deste estilo tanto na cena sound system e da dub music quanto no hip hop. A guitarra hipnótica de Zak Starkey pulsa suavemente numa base dub.

O selo Trojan Jamaica orgulhosamente anuncia, em 16 de julho, o lançamento do disco póstumo do homem que transformou a música jamaicana no final dos anos 60: Solid Gold U-Roy.


 


O álbum foi originalmente programado para sair em 2020 acompanhado de uma turnê mundial, mas infelizmente a pandemia atrasou os planos. Em 17 de fevereiro de 2021, a notícia do falecimento de U-Roy repercutiu mundialmente. Homenagens por sua indiscutível relevância para a música não faltaram na imprensa mundial. 


 


Exatamente um ano antes, U-Roy fazia sua última tour no Brasil ao lado de artistas como: BNegão, MiniStereo Público e Russo Passapusso, Digitaldubs e os fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna “Sshh” Liguz. Na época, U-Roy lançava "Wake The Town", o primeiro single do disco Solid Gold U-Roy. Em maio de 2021 uma nova celebração ao seu legado foi lançada através do single “Man Next Door” (feat. Santigold). Assista ao clipe.


 


O álbum Solid Gold U-Roy se tornou uma celebração de estrelas do reggae e fãs do gênero, como Ziggy Marley, Shaggy, Mick Jones (The Clash), Santigold, Sly & Robbie, David Hinds (Steel Pulse) e mais. Lançamento: 16 de julho de 2021.

Entrevistas